Curso de Especialização em Engenharia Energética

Curso de Especialização em Engenharia Energética

 

OBJETIVOS DO CURSO

O curso de Pós Graduação Lato Sensu em Engenharia Energética de Sistemas Térmicos vem como resposta a uma demanda da sociedade por um curso abrangente, que aborde os aspectos técnicos e econômicos relacionados à energia, em situações aplicadas.

Destacamos o papel da Universidade na formação de recursos humanos especializados para este setor e a necessidade de formação de profissionais qualificados para atuarem no mercado de trabalho e na formulação de políticas públicas de energia e eficiência energética, e também para a criação de soluções inovadoras para área de energia.

O objetivo do curso é formar profissionais altamente qualificados, capacitados a enfrentar os desafios tecnológicos decorrentes da atual demanda de geração menos poluente, maior eficiência energética e maior participação de energias renováveis na matriz energética.

Os trabalhos de monografia serão orientados para o lado prático da questão, dando preferência a execução de estudos de casos reais, de modo que os egressos estejam preparados para desempenhar suas futuras funções, e ainda que estes trabalhos gerem produção científica.


PUBLICO ALVO

O Curso destina-se a portadores de diploma de Curso de Graduação plena em Engenharias, Geologia, Geografia, Oceanografia, Física, Química, Agronomia, Arquitetura, Meteorologia ou outros cursos de graduação plena (mediante análise de currículo) ou tecnólogo (mediante análise de currículo), emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial ou reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE)


INFRA-ESTRUTURA

Este curso usará de forma compartilhada os laboratórios já existentes da graduação e da pós-graduação stricto sensu, e os temas de monografias poderão fazer parte de uma divisão de um tema maior, que pode incluir Projetos de Fim de Curso, Dissertações e Teses, por exemplo, no desenvolvimento de um software para simulação do desempenho energético e econômico de um sistema complexo, subdivididos entre vários trabalhos de acordo com os níveis dos executantes.

Os trabalhos de monografia poderão estar articulados às atividades do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq em Energia e Meio Ambiente.


OPORTUNIDADES

Projetos inovadores poderão se transformar em negócios através da incubadora de empresas Phoenix da UERJ, situada no bairro de São Cristóvão.

Os laboratórios da Faculdade de Engenharia tem capacidade para dar suporte a construção de protótipos e realização de testes.

A energia é um dos principais insumos em qualquer atividade industrial, comercial e de prestação de serviços. Reduzir o consumo de energia por meio de medidas de eficiencia energética pode ser um diferencial de competitividade, especialmente em tempos de crise. Profissionais desta área trazem retorno financeiro direto para a empresa. 

Empresas de serviços de conservação de energia (ESCOs) podem obter condições especiais de financiamento via BNDES.